terça-feira, 24 de abril de 2012

VISTO EUA

Quero aproveitar meu momento gastrite do dia e dar algumas dicas pra quem está pensando em tirar o visto para os EUA.

Não sei se vocês sabem mais meu irmão está morando no Canadá e a família Pitillo está louca pra matar as saudades do caçula em Agosto. Daí meu pai teve a ideia, não tão brilhante assim, de passar 2 dias (ou menos) em Seatle - alguém pode me dizer o que tem pra fazer lá?

Vocês devem estar pensando que só uma doida sem consideração como eu pra reclamar de conhecer os EUA, mas se soubessem da burocracia que é para pedir ao consulado americano uma brechinha pra pisar no País deles, concordariam com minha raiva.

Acho humilhante ficar implorando para gastar uns dólares na terra do tio Sam. Mas se deve ser feito, vamos etapa por etapa.

A primeira coisa a se fazer é entrar nesse site: http://www.visto-eua.com.br/agendamento-web/index.jsp?locale=pt_BR
Na página inicial está escrito PAGAMENTO.
Imprima um boleto e pague em qualquer banco o valor de 38 reais.
Depois de 1 dia, é só entrar novamente no link e agendar a data da entrevista preenchendo o cadastro com dados como: nome, data de nascimento, passaporte, CPF, RG, e para qual motivo você quer viajar para os EUA.

Eu escolhi TURISMO, menos de 90 dias, acrescentei meu familiares na lista (Isso mesmo: a taxa é única para 4 pessoas da mesma família) mas quando fui imprimir saiu que eu tinha requisitado para ESTUDANTE. Nunca, nunca, nuncaaaaa. Prestei tanta atenção, conferi todos os dados, não sei onde posso ter errado #chorei.

Mas se você fez tudo certinho, continue.
Preencha o Formulário DS-60, EM INGLÊS

Pague uma TAXA de 160 dólares, um dia antes, no Citibank. Leve o seu passaporte e diga no caixa que quer pagar a TAXA do VISTO americano. E mostre o comprovante de pagamento no dia da entrevista.


Quais outros documentos você precisa apresentar?

1. Passaporte com validade minima de 6 meses.. (se tiver menos de 6 meses tem que tirar outro);

2. Foto 5x7 ou 5x5 datada ou recente máximo 6 meses;

3. Formulário DS-160 preenchido corretamente senão não entra para entrevista;

4. Confirmação de Agendamento;

5. O ultimo Imposto de Renda pessoa Fisica;

6. Taxa Consular paga no Citibank;

7. Documentos originais dos bens que foram mencionados no Imposto de Renda;

8. Extrato bancário dos 3 ultimos meses;

9. Funcionários - Contra cheque dos 3 ultimos meses;

10. Patrão - Contrato Social e Decore dos 3 ultimos meses;

11. Autonomo - Recibo de Clientes e Decore dos 3 ultimos meses;

12. Estudante - Levar dos documentos mencionados acima dos Pais ou quem for pagar a viagem e tambem os comprovantes Escolares ou Universitários;

13. Se tiver parente de 1o Grau morando legalmente nos Estados Unidos, levar carta convite com todos os dados da pessoa.


NOTA:

Antes demorava meses para conseguir uma vaga de entrevista em São Paulo, agora a média é de 36 dias. Mas quando fui agendar a minha tinha até pra amanhã.

Outra coisa: se seu visto for negado, chore o dinheiro derramado mas não grile, um dia eles vão se ajoelhar para ter a gente por lá.

E boa sorte.

Um comentário:

Vanessa disse...

Se fosse verdade eu visitaria o Seatle Grace Hospital. Mas, sabe como é. To proibida de pisar naquela terrinha. :/